Seg-Sex: 9:00 às 17:00 | Sáb: 9:00 às 14:00 11 94008-5714

ETAPAS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ETAPAS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ETAPAS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Cada cidade possui o seu próprio conjunto de regras, sempre descritas em decretos para a construção, e por isso deve-se conhecer o que é exigido e quais são as etapas do processo para a aprovação de projetos.

Contrate um profissional habilitado: Esse profissional pode ser um Engenheiro Civil ou um Arquiteto, que deverá ser devidamente registrado no CAU/CREA e na Prefeitura em que se vai realizar a aprovação do projeto.

Consultar o Código de Obras: é fornecido pelas Prefeituras nos balcões de atendimento ou nos sites onde nele é descrito as regras a serem seguidas na elaboração do projeto como, por exemplo: a consulta do zoneamento, ponto muitíssimo importante para elaboração do projeto, principalmente na hora de consultar os recuos.

Dar entrada com Processo Legal: Quando o projeto estiver finalizado pelo seu profissional, o mesmo levará o processo para avaliação para os órgãos competentes, levando cópias físicas ou arquivo em eletrônico junto com a documentação da propriedade, não esquecer que esse órgão competente tem prazos para nos notificar sobre o andamento do processo, geralmente são de 15 a 20 dias uteis, com exceção para São Paulo, onde o prazo chega a percorrer 120 dias uteis para aprovação.

Atendendo as correções solicitadas “comunique-se”: A maioria das vezes é solicitado correções e adaptações de projeto para que possa ser aprovado pelas prefeituras. Com as adaptações feitas o processo volta para uma nova avaliação e se estiver tudo correto, complementa as vias e vai para expedição do alvará de construção (Liberação da licença para construção).

Início da execução da Obra: com a liberação do alvará pode-se ou não dar início a Obra, com essa documentação a obra poderá acontecer de 2 a 3 anos (isso pode variar em alguns municípios) se por acaso a sua obra não for concluída nesse período, deve-se pedir a renovação do Alvará.

Independente do sistema construtivo adotado, Steel Frame ou Alvenaria, as etapas e processo para aprovação é igual.

Para a sua construção, fique à vontade para entrar em contato com Angullar Arquitetura e Construção e solicitar um orçamento sem compromisso!

Se você gostou deste post, ou se ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco!

Compartilhe!

Post produzido por:

  • Michele Munhoz

Supervisão Técnica:

  • Engenheiro Carlos Araújo
  • Siga nossas redes sociais e acompanhe nossos projetos!
  • Angullar Arquitetura e Construção
  • Site: www.angullar.com.br
  • Facebook: @angullar.com.br
  • Instagran: angullarconstrucao

Solicite um orçamento

Whatsapp Angullar Whatsapp Angullar